segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

As Crónicas de Fernão Lopes por António José Saraiva.



 

N 11802 – As Crónicas de Fernão Lopes em Portugues Moderno por António José Saraiva.

 

- Crónica del Rei D. Pedro

- Cronica Del Rei D. Fernando

 - Crónica Del Rei D. João

 

 - 19x12,5cm, 413 Pgs.

 

António José Saraiva (Leiria, 31 de Dezembro de 1917 — Lisboa, 17 de Março de 1993) foi professor e historiador de Literatura portuguesa.

Segundo dos sete filhos de José Leonardo Venâncio Saraiva e de Maria da Ressurreição Baptista, foi criado em Leiria até aos quinze anos. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde conheceu Óscar Lopes, co-autor da sua "História da Literatura Portuguesa". Obteve o doutoramento em Filologia Românica, em 1942.

Envolveu-se na oposição ao Salazarismo, tendo sido apoiante da candidatura do general Norton de Matos. Em 1949, foi preso e impedido de ensinar. Durante os anos seguintes, viveu exclusivamente das suas publicações e da colaboração em jornais e revistas. Chegou a ser militante do Partido Comunista Português, mas saiu em ruptura, depois de uma viagem à URSS.

Exilou-se em França em 1960, tendo em seguida ido viver para a Holanda, onde leccionou a Universidade de Amesterdão. Regressado a Portugal, após a Revolução dos Cravos, tornou-se professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Portes Grátis

Para venda: 9€

Sem comentários:

Enviar um comentário