segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 Para venda: 65€

N 18768 – Cancioneiro Musical Português por n. G. R. Salvini. Quarenta Melodias na língua Portugueza com acompanhamento de piano compostas por G. R. Salvini. Letras dos principais poetas Portugueses. 2ª Edição, Lisboa David Corazzi Editor 1884. Na capa um recorte de jornal referentes à obra e ao seu autor, datadas de 1953. Edições: 1ª Edição – 1866; 2ª Edição – 1884; 3ª Edição 1886. 239 Pgs. Encadernado. 22x28cm. Interior em bom estado geral. Lombada refeita com defeitos consolidados. São XV pág. de texto e as restantes de pautas da musica com as respetivas letras, estas de Bonita encadernação original, de D. Corazzi ( Editor ) Lisboa, com a capa de brochura assinada por Raphael Bordallo Pinheiro com sugestivos motivos alusivos.

 MUITO INVULGAR NO MERCADO.

 Alexandre Cabral no “ Diccionário de Camillo Castello Branco”, diz (…) a 1ª Edição desta obra foi impressa em Paris (1866), que não vimos, mas que terá tido o título de “Romanceiro Portuges”.

Reeditado em 1884 por David Corazzi, a 2ª Edição aparece com o título “Cancioneiro Musical Portuguèz”, de grande formato, e impressão primorosa, acompanhado dos “Prólogos” da 1ª e 2ª edição e ainda de uma “Reflexão sobre Arte do Canto”. Importante publicação, com numerosas Canções devidamente harmonizadas para serem acompanhadas ao piano (…). O auctor não oferece à nação uma simples collecção de cantigas mais ou menos populares; poz intento em oferecer-lhe um verdadeiro tesouro, um explendido breviário vocal em julga estar gérmen fecundo d’um futuro glorioso da nossa língua applicada ao canto, o que na nossa litteratura musical não precedente condigno. (…), As letras são de alguns dos mais estimados poetas de então, contando-se entre eles : Alexandre Braga, Palmeirim, João de Deus, Gonçalves Crespo, Almeida- Garrett, Guerra Junqueiro, Camillo Castelo Branco, J. de Lemos, Ricardo Brown e outros. Da Pag. 140 à 145 insere uma letra com música de Camillo Castello Branco. (Queres Flor ?).

 










Portes Grátis


Sem comentários:

Enviar um comentário