quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

 



Para venda: 42€

N 14682  – Foto autografada das irmãs Meireles com dedicatória. Marcada Foto Nogueira. “Irmãs Meireles 1946”. 9x14cm. Uma peça de coleção.

O Trio Irmãs Meireles, formado por Cidália, Rosária e Milita, nascidas na Cidade Invicta. Ficaram conhecidas como os “Rouxinóis d’além mar”, pois as suas artes alcançaram a Ilha da Madeira, Açores, Brasil e diversos países da América do Sul aonde as intérpretes estiveram em digressões.

Artistas de gabarito do rádio e do cinema português, as Meireles harmonizaram suas vozes e cantaram juntas pela primeira vez em maio de 1943, na Emissora Nacional de Lisboa. Integraram um importante projeto da poderosa rádio: percorreram durante quase dois anos Portugal de lés-a-lés para recolher temas folclóricos. Temas que foram harmonizados pelo maestro Tavares Belo e eram cantados à capella, ou com orquestras, pelas meninas ao microfone da Emissora Nacional.

Em 1947 iniciaram a carreira internacional actuando no Brasil e noutros países da América do Sul (Chile, Argentina). Em 1949 regressam ao Brasil, a convite da Rádio Record, vindo a fixar aí residência. Iniciaram a temporada na Rádio Record no sábado, 3 de Setembro as 21:30 horas. Cantavam sempre as terças, quintas e sábados no mesmo horário, sob o patrocínio do Sabão Albatroz, Tintas e Vernizes Cil e Conhaque Ipiranga.

Era o pai das meninas, José Meireles, quem administrava os contratos e o dinheiro. Elas afirmam que ganharam verdadeira fortuna. Foi com esse dinheiro que o Sr. Meireles adquiriu três hotéis no Brasil.

 

Portes Grátis


Sem comentários:

Enviar um comentário