terça-feira, 3 de maio de 2022

Nu entre lobos. Bruno Apitz.



 

N 19366 – Nu entre lobos. Bruno Apitz. Editorial Caminho. 1981 “Uma terra sem amos”. 14x21cm. 377 Pgs. Tradução de Fernando Silvestre e José Oliveira.

Em Abril de 1945, os exércitos americano e soviético avançam pela Alemanha, vencendo a resistência das tropas nazis. Aproxima-se o fim do III Reich. É neste momento que é introduzida clandestinamente no Campo de Concentração de Buchenwald uma criança de três anos trazida dentro de uma mala por um judeu polaco evacuado de outro campo. Para salvar a vida da criança, os presos formam à sua volta um muro de solidariedade, enfrentando o terror, a tortura – e a morte. O autor, Bruno Apitz, esteve internado no Campo de Buchenwald durante toda a existência deste. Baseada em factos reais por si testemunhados, esta é a história de homens despojados de tudo, mas em que o nazismo não conseguiu destruir a coragem, a disciplina, o amor à vida e a dignidade humana.

Nu Entre Lobos, publicado na RDA em 1958, recebeu o Prémio Nacional desse ano atribuído pelo governo do país. Só na editora original, conheceu mais de 40 edições. Foi adaptado à rádio, à televisão, ao teatro e ao cinema. Está traduzido em três dezenas de línguas.

 

Portes Grátis


Para venda: 7€

Sem comentários:

Enviar um comentário