domingo, 27 de julho de 2014

N 3751– Grande Jarrão assinado Jorge Maltieira , 63,5 cm

N 3751– Grande Jarrão assinado Jorge Maltieira , 63,5 cm altura, com cenas da vida de Cristo. Cerâmica de autor vidrado a azul , amarelo e vinoso.

Joăo Jorge Maltieira e Silva (1908: Cartaxo, Portugal – 1994: Rio de Janeiro, RJ).

Jorge Maltieira foi pintor, ceramista,  professor e atleta, realçando-se em todas estas actividades.
Excelente aquarelista, dedicou-se a paisagens e marinhas, porém alcançando seu nível mais elevado no tratamento da arquitetura - rural e urbana.
Formado pelo curso superior de pintura, da Escola de Belas Artes de Lisboa, em Portugal,foi discípulo de Veloso Salgado, Joăo
Vaz e Joaquim Ferreira da Costa.







Exerceu a docência nas Escolas Industriais de Domingos Sequeira, em Leiria; Comercial e Industrial, em Guimarães; Brotero, em Coimbra e Faria de Guimarães, no Porto.

Foi vogal, Director da Sociedade Nacional de Belas Artes; Director Artístico da Exposição do Ribatejo (realizada no Cartaxo).

Obteve inúmeros prémios, quer na Sociedade de Belas Artes, como Primeira e Segunda Medalhas de Menções Honrosas; conquistando o Primeiro Prémio no Salão do Estoril, o Prémio Ferreira Chaves da Academia de Belas Artes, bem assim o Primeiro Prémio Roque Gameiro, do S.N.I..









Existem obras suas em muitos museus, tais como o de Arte Contemporânea, em Lisboa; Maria da Fontinha, em Além do Rio, Castro Daire; Martins Sarmento e Alberto Sampaio, em Guimarães; José Malhoa, em Caldas da Rainha, entre outros.

As suas obras estão espalhadas por todo o Brasil e em Portugal, fazendo parte de colecções de entidades oficiais e privadas.







Foi notável pintor de cerâmica, tendo desenvolvido esta actividade, entre outras nas Fábricas de Sacavém; Vieira da Natividade, em Alcobaça; Cavalinho, em Carvalhos e, com muito empenho, em Araruama, no Brasil. Em 1927, Silvino Ferreira da Bernarda, um dos seis filhos de Manuel Ferreira da Bernanda, e os dois irmãos António e Joaquim Vieira Natividade, criaram a empresa Olaria de Alcobaça, Lda. (O.A.L.). . Um dos factores para a renovação da produção cerâmica, é o surgimento das peças de autor. O pintor naturalista Martinho da Fonseca (1890-1972) e o aguarelista Jorge Maltieira (1908-1994), foram os primeiros a assinar as suas peças.
Jorge Maltieira, além do exposto, deixou-nos uma marcante obra como historiador de arte e estudioso de iconografia, legando-nos centenas de estudos sobre a arte barroca introduzida no Brasil pelos portugueses; tendo fundado, na Galeria Cataldi, no Rio de Janeiro, a revista de cultura e arte “Cinco
Quinas”.
Para além da sua dedicação à pintura, foi também atleta olímpico nos Jogos Olímpicos de 1928. Pertenceu ao Sport Lisboa e Benfica e do seu palmarés de atleta, destaque para o título de campeão regional do sul de saltos em altura.






Ofereceu Jorge Maltieira muitas das suas obras pictóricas e desenhos à Câmara Municipal do Cartaxo, das quais se expõem permanentemente alguns exemplares, quer no átrio do primeiro piso, quer no Atneu Artístico Cartaxense, quer ainda na Biblioteca Municipal, graças à amizade que manteve com a então directora, D. Maria Adelaide Santos.








OAL Cartaxo Cerâmica de Autor

Sem comentários:

Enviar um comentário